Citações Visuais
(e sobre a Arte do Ferro*)
Porque uma obra de Arte também ganha valor, pelas outras obras a que dá origem; ou nas quais é citada.
E sendo citada, o importante não é exactamente a total e completa analogia; ou a verosimilhança dessas citações, e suas referências, em relação à obra original. Mas, pelo facto de ser reconhecida e identificada.
Todas as obras a que, em geral, se atribui/reconhece valor artístico, ou, dito de outra maneira, que usufruem de uma certa (maior) fortuna crítica - quando essas obras se citam umas às outras... - também se estão a valorizar mutuamente.
E isto, que é uma das características do Património Cultural, também lhe confere valor económico**
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*Ontem tivemos um apoio fantástico de alguém da BM de Cascais (Casa da Horta da Quinta de Santa Clara), que nos fez chegar informações de Luís Keil, vindas do Inventário Artístico de Portugal, relativas ao Distrito de Portalegre, ANBA, Lisboa 1943.
As duas imagens iniciais são da Tapeçaria (excertos) desenhada por João Tavares. Refere-se à aclamação do Duque de Bragança, D. João IV, como Rei de Portugal. Feita - segundo está no relato visual - a partir da varanda do edifício antigo da Câmara Municipal de Portalegre
(não do edifício actual, mas o do Largo da Sé).