E hoje Portalegre é notícia, em todo o país
Por esta tão triste novidade...
(vindo facebook - Arte, Museus e Património)
Mas cuja principal vantagem, para nós, é dar-nos uma imagem, mesmo vaga, e só por dentro, daquilo que já tinha percebido do lado de fora, ao passar na rua:
Várias vezes em andanças entre a Pensão Nova, na Rua dos Canastreiros, ou 31 de Janeiro, e o nº 15 do Largo Cristóvão Falcão, nesse troço percebemos que algo de interessante estaria por detrás das paredes.
E este outro edifício, é mais uma prova do abandono - e sobretudo da falta de visão (porque há casos em que o dinheiro não faltou...há várias salas de espectáculos feitas recentemente, há duplicações de equipamento, porquê?) - a que chegou a Cidade de Portalegre.
Naquela em que nasceram muitos dos meus ascendentes, e a que fui conhecer para receber, a custo e em ruínas, da CM local, o valor patrimonial/cultural que lhe tinha sido entregue, como inquilina, e natural, forçosamente por se tratar da a edilidade em quem tinham confiança...
Mas voltemos atrás, onde encostado à igreja de S. Lourenço - lê-se nos vãos e respectivos dimensionamentos, assim como pela sua disposição -, tínhamos percebido pela tipologia do edifício, que deveria ser um Theatro? Sim, com th à antiga...
Voltemos por isso ao post anterior, a um côro que será necessário fazer, e cada vez é mais urgente, em prol do interior, antes que «arda» muito mais!