É preciso ter muita lata...
... diz-se em calão, e a dose desta lata é colossal*!
Post dirigido a quem se aproveita do nosso voluntarismo, do trabalho que dá e das energias que consome, para «eles» fazerem crer que fizeram alguma coisa!
Neste caso a Câmara Municipal de Portalegre limitou-se a tirar fotografias e a juntá-las (como está acima num exemplo que é demasiado falante), assim querendo talvez disfarçar o abandono/desleixo que vai pela Cidade?
Ou até, a querer desvalorizar a forma inconcebível como tem tratado edifícios que sabe estarem classificados e serem monumentais? I. e., Bens Culturais classificados.
Vale a pena comparar as duas últimas imagens, pois o ângulo é o mesmo: Percebe-se porque a CM de Portalegre usou a imagem superior, e não alguma outra (que deve ter em Arquivo), para usar como Ex-libris da Cidade.
É que as imagens falam, e entre uma e outra as diferenças vêem-se. Está aqui (apesar de escondido) um elogio ao nosso trabalho. Mas também está o oportunismo de logo fazer uma associação que é a verdadeira publicidade enganosa.
Se a hiperlitoralização do país explica muito, sobretudo o abandono do interior, no entanto não explica nem justifica mentiras ou enganos (propositados?)...
Note-se que a obra de Restauro e Conservação da Cobertura do Palácio Amarelo, e a sua Cimalha (logo acima da Pedra d'Armas - passe o pleonasmo), é obra da Arqtª Azevedo Coutinho e de quem com ela está a colaborar.
Pois é a sua promotora, que, com muito voluntarismo está a ultrapassar enormes dificuldades: as de quem pôs mãos-à-obra para fazer acontecer.
Mas os oportunismos, como provam estas fotografias e as legendas que lhes associaram, vê-se como espreitam e logo saltam, quase no próprio instante!