Muda, mesmo que só um pouco..., pois se até agora se achava que os caracóis das grades eram in-significantes
Pelas nossas pesquisas Iconográficas, relativas à iconografia cristã*, até agora ainda nada tinha aparecido que informasse que podia haver algum valor significante, nos ferros forjados das janelas de sacada, do Palácio Amarelo de Portalegre.
Porém, mais uma vez, o impensável aconteceu.
Num livro que há alguns anos comprámos, e em que se fala de Ideogramas (além de símbolos e sinais), há muito para explorar. Principalmente porque os referidos sinais, sendo quase incontáveis, por isso foram ordenados segundo aquilo que melhor pareceu ao seu autor.
E neste, como noutros casos, parecerá até que é uma arrumação aleatória. No entanto, a essas imagens - nascidas na polissemia medieval - é verdade, foram-lhes atribuídos significados (teológicos) de forma aparentemente quase infantil. Ou «encadeados uns sobre os outros», como por exemplo escreveu o cardeal Henri De Lubac**.
A imagem seguinte é portanto um simples apontamento deste assunto que se quer aprofundar
(os ideogramas que nos valeram uma «honrosa expulsão» da Faculdade de Letras da UL, em 2006, e que são contas para outro rosário...)
*Iniciadas depois de 2002 ao estudar o Palácio de Monserrate em Sintra
** Autor de: Exégèse médiévale: les quatre sens de l'Écriture. Cerf 1993