Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casamarela

Blog experimental, dedicado a uma ala do Palácio Amarelo de Portalegre. Verdadeira «Casa de Bonecas», onde, seguindo a tradição, há sinais e emblemas de nobreza. Assim: Casa Amarela, Cas'Amarela, ou Casamarela

Casamarela

Blog experimental, dedicado a uma ala do Palácio Amarelo de Portalegre. Verdadeira «Casa de Bonecas», onde, seguindo a tradição, há sinais e emblemas de nobreza. Assim: Casa Amarela, Cas'Amarela, ou Casamarela

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Muitas tarefas ao mesmo tempo:

E a mais importante de todas, criar "FORTUNA CRÍTICA"*.

Para que serve essa Fortuna?

RE: Criar riqueza. Ensinar, demonstrar o valor artístico e cultural de uma obra ou objecto.

No caso desta Cas'Amarela, cujas paredes exteriores, vãos e telhados paguei a respectiva renovação e reparação, acontece que no interior ficou praticamente como a deixou a inquilina de mais de 40 anos: a Câmara Municipal de Portalegre

DSCN5292-b.jpg

DSCN5380-c.jpg

Numa atitude, e comportamento que não pode deixar de nos lembrar o dito sobre S. Tomás: "Faz o que ele diz, mas não o que faz"!

E mostram-no as fotografias seguintes:

Sucessivas pinturas taparam, propositadamente, o tapete decorativo pintado a fresco que agora, vagamente se tenta (ou consegue?) recuperar.

DSCN5351-b.jpg

Aqui, não sendo canhota - a mão direita é para premir o botão da máquina fotográfica. Depois, com as duas mãos (e quantas mais viessem melhor seria!) ir levantando cuidadosamente a tinta plástica - cor castanho chocolate, bem opaca - mas conseguindo que a camada com a película mais valiosa, por um clic, não vá também atrás, só parando no chão...

DSCN5371.JPG

Por isso as migalhas caídas têm (é normal) as mesmas côres do que está na parede...

DSCN5370.JPG

DSCN5364.JPG

Foram dias altamente rentáveis (os primeiros de Julho 2018), de que a flor azul é o melhor exemplo. É que, dadas as características desse pigmento (azul) - não há outra razão? - é por isso uma das poucas flores (azuis), que se conseguiu descobrir mais inteira. 

DSCN5345.JPG

DSCN5339.JPG

Por fim, e não menos importante, o levantamento e a questão da Ênfase - que em geral está associada a um padrão decorativo:

Talvez já não nos lembremos do gosto e de uma certa «mentalidade decorativa», ainda existente nos anos 1960-70 (muito à maneira Laura Ashley!); Mas, na verdade, as repetições - que por vezes até se faziam em escalas diferentes - , ou as escolhas cromáticas que deviam realçar as cores existentes; tudo isso devia contribuir para enfatizar uma «linha padronal», como regra (ou ordem) pré-definida, e fez parte das chamadas Decorações (à antiga**).

Separando o antigo, ou as diferentes épocas cronológicas. Porque a palavra décor, depois artes decorativas e decoração, tudo isto sempre com o mesmo radical, na raiz tinha a ideia de conveniência e de adequação - para alguém, ou para alguma situação específica a precisar da dignidade de uma iconografia também especial (também significante).

Assim, a rede com a forma de losango que está na base do padrão decorativo, é quase uma invariante, desde meados do século XII. 

Ou seja: frequente, sempre presente, em muitas das obras que a História da Arte mais tem valorizado***.

Assim aqui, lembrar que existiu, que edificações como esta de Portalegre (e estão lá tantas outras, também valiosas...) são valores culturais, de tempos que marcaram. Esta é pois, como consideramos, uma tarefa necessária, no panorama culturalmente pobre da Cidade:

Pois por exemplo, um Museu das Tapeçarias de Portalegre, não é, e não foi uma realidade isolada, tendo integrado todo um contexto de que fez parte.  

 

*Palavrão aprendido na FLUL com o Sr. Prof. Vítor Serrão. Mas que os dicionários explicam. Por exemplo, FORTUNA CRÍTICA = "O acervo de críticas sobre obra publicada".

**Coisa que o Design do meio do séc. XX quis contrariar, absolutamente.

***Por exemplo, os vitrais não coloridos (ou monocromáticos) do «estilo quase iconoclasta» que foi defendido por S. Bernardo de Cîteaux (oposto ao «estilo de Cluny» e do Abade Suger, mais exuberante e rico).

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.