O Palácio Amarelo e a divisão que foi feita há mais de um século...
Foi José de Figueiredo, e a sua mulher, moradores no Monte Estoril, que ao venderem a casa a dois novos proprietários, quem, em 1909 operou a divisão deste conjunto portalegrense. Mas, muitas vezes, há quem não saiba (ou se esqueça?) desta informação:
"Esta Casa Amarela / Palácio Amarelo é um edifício do séc XVII, em bom estado de conservação, e está sob o domínio privado, não se podendo aceder ao interior sem autorização dos proprietários. Actualmente está dividido em dois edifícios, com dois brasões e duas famílias." *
Quanto a nós e sobre "o bom estado de conservação" é também uma boa maneira de se dizer:
Visto que sim, no verão, com toda a certeza, 'tá-se bem...
Na fotografia, a ala sul que foi desanexada em 1909. Permitiu deste modo a criação - numa casa senhorial de enormes dimensões - de um "petit appartement", como já estava na moda desde o tempo de Luís XIV, que o tinha criado em Versailles.
Mas em Portalegre, e apesar de haver nesta Casa Amarela detalhes que são característicos das casas nobres e das casas reais, por dentro, neste conjunto que é muitíssimo ecléctico, não existe un style Louis XV nem Louis XVI. Mas, pode-se falar na existência de uma peça que deve ser praticamente única (supomos?), pela simbiose que ficou feita entre o gosto Adam e a moda da cerâmica criada por Josiah Wedgewood.
E felizmente - ou não (sei lá, talvez ainda bem...) - este é mais um dos assuntos com que nos cruzámos na vida.
O qual, que se saiba, não está minimamente enquadrado, ou nem sequer estudado**.
~~~~~~~~~~~~~~
* Ler aqui
** En passant já abordámos o assunto várias vezes, mas, definitivamente, ainda não tencionamos abandoná-lo