Os rabiscos, ou gatafunhos & doodles , que passavam para a Arquitectura
Primeiro uma nova apresentação:
BienFaire Et LaisserDire é uma "persona" de Gloria Azevedo Coutinho.
Que tem sempre imenso que fazer. E vai sair daqui (facebook), para arrumar a casa!
Portanto cuidem-se com águas de limão, de laranja, de hortelã (ou de tantos outros sabores*).
E olhem!
Olhem para tudo, e já agora - porque a melhor maneira de olhar (para conseguir ver) - é com uma máquina fotográfica, ou com um bloco de desenho.
Façam como nós (a BienFaire e a Glória , claro que somos duas... ) pois há sempre uma vocação nova, talentos e capacidades inesperadas, que em nós se podem descobrir.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* Nada de viverem em «águas de bacalhau»...!
Agora segue-se a apresentação, relativa às imagens que estão acima (ou às condensadas, abaixo).
Porque, haverá sempre muito a dizer, sobre os rabiscos, ou gatafunhos & doodles , a que preferimos continuar a chamar IDEOGRAMAS, de origem ICONOTEOLÓGICA, que passavam para a Arquitectura.
HOJE Pergunta-se: Da forma mais óbvia possível, e como mostram as imagens. Como funciona a vossa percepção visual? Se sabem ver e se são atentos? Se têm memória visual?
OU AINDA ANTES, primeiro só ao nível das sensações (e portanto sem atribuir valores ao que se vê), será que percebem o que há de comum nas 2 fotos (e mais na 3ª que é ampliação)?
Foram fotografadas em Portalegre: uma numa parede interior do Palácio Amarelo; e a outra numa fachada exterior, que julgo ser do Café Central (ou logo ao lado?).
EM SUMA: está aqui a nossa Metodologia de trabalho e das «descobertas» que temos feito.
É GESTALTISTA e ANALÍTICA: porque vê e capta a imagem geral. Mas, simultaneamente é ANALÍTICA, porque capta (às vezes, com sorte*) cada detalhe.
Porque, não esquecer, o conjunto final - a que os gregos chamariam SINTAGMA - é feito, como um somatório e a acomodação, das várias partes integrantes da imagem final.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* "Às vezes com sorte ", pois reconhece-se que primeiro se capta a imagem geral, e só depois se vêem os detalhes. Resta saber (?), afinal é esta a pergunta, se é muito o tempo que gastamos até ver, não pelo maior, mas pelo menor...
Que se costuma chamar PORMENOR
Tudo isto porque hoje se completam 103 anos, que aí, bem perto, nasceu um grande portalegrense